Mousse de morango - versão 2
Quando tenho muitos morangos congelo e uso depois para diversas sobremesas mas hoje a gula apoderou-se de mim😂😂😂 Resolvi repescar a receita de mousse de kiwi e repliquei com morangos, resultou muito bem mas devia ter colocado também umas framboesas para a mousse ficar rosadinha 😛
Vamos precisar de:
250g morangos maduros
2 ovos
1 c. sopa açúcar mascavado ou mel ou xilitol ou stevia (ou adoçar a gosto)
Como fazer:
Arranjar os morangos e reduzi-los a puré.
Separar as gemas das claras.
Num tachinho misturar as gemas com o mascavado/mel/xilitol e adicionar os morangos em puré. Levar ao lume e deixar cozinhar por 8 a 10 minutos.
Retirar o tacho do lume e bater as claras em castelo. Incorporar as claras no creme delicadamente.
Levar ao frigorífico 1 a 2 horas antes de servir.
Ou o dobro da quantidade, fazendo na MCC:
Vamos precisar de:
500g morangos maduros
4 ovos
4 c. sopa açúcar mascavado ou mel ou xilitol ou stevia (ou adoçar a gosto)
pitada de sal
Como fazer:
Separar as gemas das claras e bater primeiro as claras em castelo (a máquina tem de estar limpa, seca e fria para que resulte), para isso colocar o acessório batedor na taça. Deitar as claras na taça e programar 4 minutos e 30 segundos/vel 4. Adicionar 1 pitada de sal através da abertura do copo ao fim de metade do tempo. Retirar para uma taça grande e reservar.
Sem lavar a taça fazer um puré com os morangos colocando-os arranjados na taça. Programar 2 minutos na velocidade 4 (empurrar o que ficar nas paredes da taça com a espátula).
Adicionar as gemas ao puré de morango e juntar o açúcar mascavado. Programar 10 minutos/vel 3/95º com o copo de medição colocado. Abrir e verificar se atingiu a consistência de um creme (se necessário programar mais 2 minutos/vel 3/95º).
Juntar imediatamente às claras batidas incorporando tudo delicadamente.
Levar ao frigorífico 1 a 2 horas antes de servir.