Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fátima's Bistrot

Petiscos diários ou menos diários, dependendo da disponibilidade de um ser humano comum...

Fátima's Bistrot

Petiscos diários ou menos diários, dependendo da disponibilidade de um ser humano comum...

Ter | 11.05.21

Bolas de Berlim no forno - versão 1

capture5_11_2021_6_21_18_PM.jpg

 

Andava há imenso tempo à procura de uma receita de Bolas de Berlim para fazer no  forno e encontrei esta da @Mariana Teixeira para o robot Cookii 2 😉 Repliquei a receita na Monsieur Cuisine Connet - MCC e posso garantir que ficaram muito boas e pecaminosas 😂😂 Poderão fazer também manualmente que de certeza que resulta na mesma 😉

Para a massa das Bolas de Berlim vamos precisar de:

300 g farinha 
30 g fécula de batata
15 g fermento fresco de padeiro
100 g leite
40 g água
45 g manteiga amolecida
35 g açúcar
2 gemas
1 pitada sal


Para o Creme de Pasteleiro vamos precisar de:

250 g leite
80 g açúcar
20 g farinha
20 g maizena
1 ovo mais duas gemas


Como fazer o Creme Pasteleiro:

Colocar no copo da MCC o leite e restantes ingredientes e programar 9 minutos a 90ºC na Velocidade 3. Programar mais um minuto na velocidade 4. Colocar o recheio num recipiente de vidro, tapado com película aderente, até arrefecer.

 

Para fazer as Bolas de Berlim:

Colocar no copo da MCC as 100 g de leite, o fermento esfarelado e 100 g de farinha. Utilizar o programa amassar no tempo pré-programado de 45 seg. Deixar a repousar no copo cerca de 20 minutos. Juntar depois a 
restante farinha, a fécula, a manteiga amolecida, as gemas e a água e usar de novo o programa amassar alterando o tempo para 1 minuto. Vai ficar uma massa pegajosa mas é mesmo assim. Retirar a massa para um alguidar e deixar levedar cerca de 2 horas tapado com um pano no local quente (eu aqueço o forno a 50º, depois desligo e coloco o alguidar lá dentro).
Com as mãos enfarinhadas tirar pequenos pedaços de massa e formar bolinhas mais ou menos do mesmo tamanho. Rende cerca de 15 bolinhas. Dispor cada uma, num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Deixar a levedar mais 30 minutos e colocar no forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 12 a 15 minutos.

Quando estiverem pouco quentes fazer um corte a meio com uma faca de serrilha e rechear cada bolinha com o creme pasteleiro. Servir polvilhado com açúcar em pó ou açúcar granulado.